Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como os submarinos conseguem ficar debaixo d’água?

O raciocínio é simples: quando está na superfície, um submarino funciona exatamente como um navio.

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h02 - Publicado em 18 abr 2011, 18h54

Justamente enchendo uma parte da embarcação com água. O raciocínio é simples: quando está na superfície, um submarino funciona exatamente como um navio. Como seu peso é igual ao da massa líquida deslocada, ele flutua. Para afundar, porém, é preciso torná-lo mais pesado e o único jeito de conseguir isso é completar com a água do mar os tanques de ar que ficam entre a parte interna e externa do casco. É a mesma técnica usada desde a criação dos modelos rudimentares, nos séculos 17 e 18, com o inconveniente de que os submarinos pioneiros desciam no máximo 5 metros e não possuíam esses tanques de ar. O famoso Turtle, utilizado na Guerra da Independência dos Estados Unidos (1775-1783), tinha que inundar a cabine para submergir, deixando seu piloto com água pelos joelhos! Outro problema é que as hélices dessas máquinas ancestrais eram impulsionadas no braço. Na época, até já existiam barcos a vapor, mas o motor consumia todo o ar disponível para a tripulação.

– Como funciona um submarino nuclear?

A situação melhorou no final do século 19 com os motores elétricos. Entretanto, como eles duravam poucas horas, o submarino precisava emergir o tempo todo para recarregar as baterias. A autonomia total só veio na década de 50, com a invenção dos submarinos nucleares. Movidos por reatores, eles podem ficar mergulhados por tempo indeterminado. A velocidade também aumentou: os elétricos raramente passavam de 18 km/h, mas os nucleares chegam a 78 km/h. Quanto à profundidade, nem se fala: os melhores modelos elétricos chegavam a 260 metros. Hoje, alguns submarinos nucleares russos atingem 850 metros.

– Como funciona um emissário submarino?

Continua após a publicidade
Mergulho controlado
O sobe-e-desce depende da quantidade de água na embarcaçãoBOLHA FLUTUANTEPara afundar ou flutuar, os submarinos possuem tanques de ar entre as bordas interna e externa do casco. Quando a embarcação está na superfície, os tanques ficam preenchidos por ar comprimido. O submarino fica mais leve e a água do mar o empurra para cima

INUNDAÇÃO SOB MEDIDA

Na hora de submergir, a tripulação abre as válvulas dos tanques e eles se enchem com água. Como o líquido é bem mais denso que o ar, o submarino fica mais pesado e desce. Para atingir a profundidade desejada, é só ajustar a proporção de água nos tanques

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.